Melhores Museus em Paranapiacaba (Santo André) - Onde Visitar em Paranapiacaba (Santo André) - SP

Principal construção arquitetônica da parte baixa, o Museu Castelinho foi restaurado em 2005. Do local o visitante tem uma visão completa da Vila, incluindo o Pátio Ferroviário. Edifício de grande valor arquitetônico, modelo único na Vila, foi construído em 1897 sobre uma elevação natural, em ponto estratégico do qual se visualiza toda a Vila, representa a escala maior e, isolava engenheiro-residente do restante dos moradores, além de criar a possibilidade da fiscalização propriamente dita.

Atualmente abriga peças da ferrovia e a memória social da vila. O Museu apresenta uma exposição permanente com acervo da casa do engenheiro-chefe da empresa SPR – São Paulo Railway Co. (mobiliário, quadros, relógios, etc.), uma maquete física de toda a Vila, cinco tótens instalados no piso superior com fotos da vista das janelas do Museu Castelo, aproveitando a posição estratégica da construção, e possui também banners distribuídos por todas as salas que contam a história da implantação da Vila Ferroviária.

No passado, da casa do engenheiro-chefe da estação de trem de Paranapiacaba, o profissional tinha uma visão completa do pátio de manobras e gerenciava os trens que chegavam e partiam de lá. Por causa da sua localização, ela foi chamada de “Castelo” pelos trabalhadores, e foi com esse nome que o local ficou conhecido. Hoje, com a linha férrea funcionando somente para transporte de cargas, o espaço foi restaurado e se transformou no Museu do Castelo, um local que proporciona uma verdadeira volta no tempo, em que esses veículos levavam e traziam pessoas de todos os lugares.

O museu tem um bom acervo da rede ferroviária, com relógios da época, poltronas e a prancheta onde o engenheiro-chefe desenrolava o mapa. E não pense que o trabalho do engenheiro-chefe era ficar olhando os trens chegarem e saírem. Ele gerenciava a ferrovia, via o trajeto dos trens, determinava os pontos da linha que precisavam de manutenção e dava ordens aos trabalhadores.

Como chegar?

Para chegar à Vila, há duas opções. Uma delas é ir de trem: o Expresso Turístico, da CPTM, sai da estação da Luz aos domingos (menos no segundo domingo do mês), às 8h30, e vai até a estação de Paranapiacaba. De lá, o trem sai às 16h30. Na plataforma de desembarque, há uma empresa que oferece passeios turísticos pela cidade – cobrados separadamente.

Se for de carro, a Via Anchieta é o melhor caminho. Siga até o km 29, que indica a entrada para Ribeirão Pires. De lá, pegue a SP 148, conhecida como Estrada Velha de Santos, até o km 33. Lá, vá pela rodovia Índio Tibiriçá até o km 45,5 e, em seguida, pegue a SP 122 até Paranapiacaba.

Endereço: Caminho do Mens, s/nº - Unnamed - Paranapiacaba (Santo André)


* Valores e Horários informados nesta página podem ser alterados sem prévio aviso, recomendamos checar antecipadamente.
Fonte(s): Guia Da Semana ; Prefeitura de Santo André - Fonte(s) Fotos: YouTube ; Guia da Semana ; ABCdoABC ; A Olho Vivo Paranapiacaba
Data Última Alteração: 20/04/2021