Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Mirassol - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Mirassol
Não sabe o que fazer em Mirassol? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Mirassol
Onde Ficar em Mirassol
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Mirassol. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Mirassol
Onde Comer em Mirassol
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Mirassol. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Mirassol
Utilidades e Emergências em Mirassol
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Mirassol. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Mirassol

Foto:https://www.mirassol.sp.gov.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Vai Viajar? Conhecer novos lugares novas culturas e pontos turísticos renovam nossas energias. Hoje é o dia de Mirassol, uma cidade no interior de SP que está aproximadamente a 450 km da Capital. Possui rápido e fácil acesso por meio de uma malha viária totalmente duplicada e encontra-se a apenas 12,5Km de São José do Rio Preto. Os acessos mais importantes são a Rodovia Washington Luiz (SP310) e a Transbrasiliana (BR153). Tem como vizinhas São José do Rio Preto, Bady Bassitt, Nova Aliança, Jaci, Neves Paulista, Bálsamo, Mirassolândia e Ipiguá.

O que fazer em Mirassol - Pontos Turísticos

Museu Municipal “Jezualdo D’Oliveira”

Fundado em 1945, o Museu Municipal “Jezualdo D’Oliveira” é um dos primeiros museus a serem criados no estado de São Paulo e um dos museus que inspirou o Gov. Jânio Quadros a criar os Museus Históricos Pedagógicos. Com acervo variado como fósseis de dinossauros, materiais da Revolução de 1932, II Guerra Mundial, Imagem e Som, conta também com rico acervo documental e fotográfico. Possui serviço de ação educativa, atendendo o público espontâneo e o escolar.

Festa de São Pedro

A tradicional e centenária Festa de São Pedro já contou com grandes apresentações musicais, atrações diversas e a presença de grandes artistas nacionais. A festa, que ficou conhecida em grande parte do estado, atraía um grande público, inclusive ambulantes da capital que vinham vender seus produtos, aproveitando o movimento.

 Turismo Rural

O Turismo Rural com sua oferta de cenários, instalações e vivências culturais em Mirassol vem crescendo a cada ano. Esse segmento, que proporciona fuga da rotina urbana, volta-se às origens do município e ao contato com a natureza e com a gastronomia típica, atraindo turistas da capital e do interior. Cursos na área vêm qualificando produtores rurais para atender a demanda crescente.  

Turismo Religioso

Madre Assunta Marchetti, a beata de Mirassol, foi beatificada em 25 de outubro de 2014. Cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, Madre Assunta nasceu em Lombrici de Camaiore, na Itália, em 1871, e viveu por doze anos em Mirassol, entre junho de 1935 e setembro de 1947, trabalhando na Santa Casa de Misericórdia.  A comunidade católica está empenhada na construção de sua primeira capela, que irá fomentar a peregrinação de fiéis à cidade. A memória da beata é celebrada todos os anos em 1º de julho, dia de sua morte.

História de Mirassol - SP

Fundada em 1910, Mirassol desenvolveu-se a partir da cultura do café, sendo considerado o 2º maior produtor de café do Brasil entre os anos de 1935 e 1945, conquistando, posteriormente, o título de Porto Seco e abrigando grandes exportadoras do grão. Outro aspecto que projetou a cidade foi a indústria moveleira pela excelente qualidade e o moderno design.

"Nos tempos que vamos descrever, as propriedades agrícolas eram imensas, muitos alqueires, quilômetros de divisa entre as propriedades. Os moradores confinados em suas terras eram separados dos vizinhos mais próximos por intermináveis capões de mata cerrada. Os veículos, primitivos troles, carros de boi, charretes e carroças moviam-se com dificuldade por estradas inexistentes. Era melhor ir a pé. Domingos e feriados eram passados como numa segunda-feira qualquer. Sem passeio, sem ver gente diferente, sem lazer. Visitavam-se as famílias vencendo distâncias enormes, por trilhas onde se caminhava em fila indiana, somente para sentirem-se ligados de alguma forma ao resto do mundo.

O surgimento de cidades acontecia como necessidade imperiosa de quebrar o isolamento. Um proprietário buscava consorciar-se aos proprietários vizinhos; cada um oferecia alguns alqueires na confluência de seus territórios, formando ali um descampado, espécie de campo neutro. Sem dono, mas de todos. Nesse espaço fincava-se uma cruz, erguia-se uma pequena capela e, quando a folhinha apontava o fim de semana, ao invés de uma família visitar a outra em sua residência, o encontro de três, quatro ou mais famílias acontecia neste campo comum, o que encurtava distâncias e aumentava o número de pessoas envolvidas.
 
Namoros e depois casamentos aconteciam entre os filhos que se conheciam nessas reuniões. O novo casal quase sempre ganhava um terreno na confluência das propriedades; construía ali sua casa, iniciando uma vila ou patrimônio, conforme a fala dos antigos. Uma casa, um boteco, um comércio...". Foi assim o nascimento de Mirassol, que começou com uma cruz fincada onde é hoje a Praça da Matriz, num encontro promovido por seus fundadores, Joaquim da Costa Penha (o Capitão Neves) e Vitor Cândido de Souza.

Segue texto resumido da obra do historiador mirassolense Ariovaldo Corrêa, intitulada "Mirassol - Estruturas e Gravuras"

"No princípio era a mata virgem. Mata-Una. A terra não estava, pois, vazia e nua, como antes do princípio...
Disse Joaquim da Costa Penha, alcunhado Capitão Neves: 'façamos uma clareira em meio da mata, derribando perobeiras e tamburis, cedros e paus d'alho. E fez-se a clareira'. E viu o fundador que a terra era boa. E ali plantou a Cruz de Cristo, para assinalar o nascimento da cidade. E o fundador chamou a cidade de "São Pedro da Mata-Una". E, de manhã à tarde, era o primeiro dia: 8 de setembro de 1910.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Mirassol, por Lei Estadual nº 1667, de 27 de novembro de 1919, no Município de Rio Preto.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 01-IX-1920, Mirassol figura como Distrito do Município de Rio Preto.
Elevado a categoria de município com a denominação de Mirassol, por Lei Estadual nº 2007, de 23 de dezembro de 1924, desmembrado de Rio Preto. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 11 de março de 1925.
 
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Mirassol compõe-se dos seguintes Distritos: Mirassol, Barra Dourada, Nipoã, Rui Barbosa, Vila Poloni, Iaci e Bálsamo.
 
Lei no 7198, de 10 de junho de 1935, cria o Distrito de Mirassolândia e incorpora ao Município de Mirassol.
 
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de Mirassol pertence ao termo judiciário de Rio Preto, da comarca de Rio Preto, e se divide nos seguintes Distritos: Mirassol, Bálsamo, Barra Dourada, Mirassolândia, Nipoã, Rui Barbosa, Vila Poloni e Iaci.
 
Lei Estadual no 3112, de 26 de outubro de 1937, cria o Distrito de Neves e incorpora ao Município de Mirassol.
 
Lei Estadual nº 3112, de 26 de outubro de 1937, desmembra do Município de Mirassol, os Distritos de Nipoã e Poloni (ex- Vila Poloni).
 
No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Mirassol pertence ao mesmo termo judiciário de Rio Preto, da comarca de Rio Preto, e se divide nos seguintes Distritos: Mirassol, Bálsamo, Barra Dourada, Iaci, Mirassolândia, Neves e Rui Barbosa.
No quadro fixado, pelo Decreto-Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Mirassol é composto dos Distritos de Mirassol, Bálsamo, Barra Dourada, Iaci, Mirassolândia, Neves e Rui Barbosa, e pertence ao termo de Rio Preto, da comarca de Rio Preto. Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembra do Município de Mirassol os Distritos de Barra Dourada, Rui Barbosa e Aboti (ex-Neves).
 
Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Mirassol ficou composto dos Distritos de Mirassol, Bálsamo, Mirassolândia e Jaci (Ex-Iaci), e constitui o único termo judiciário da comarca de Mirassol, a qual é formada pêlos Municípios de Mirassol e Iboti.
 
Pelo citado Decreto-lei nº 14334, foi criada a comarca de Mirassol com Sede na cidade do mesmo nome, Mirassol e com os Municípios de Mirassol e Iboti. Figura no quadro fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948, para 1949-1953, composto dos Distritos de Mirassol, Bálsamo, Jaci, Mirassolândia e Ruilândia, comarca de Mirassol e no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-1953, para 1954-1958, com os Distritos de Mirassol, Jaci, Mirassolândia e Ruilândia, menos o Distrito de Bálsamo elevado à categoria de Município pela mesma Lei.
 
Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de Mirassol os Distritos de Mirrassolândia e Jaci (Ex-Iaci).
 
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Mirassol e Ruilândia.
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE - https://www.mirassol.sp.gov.br/

 

 


Sugestões Para Conhecer em Mirassol

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·