Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Ituverava - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Ituverava
Não sabe o que fazer em Ituverava? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Ituverava
Onde Ficar em Ituverava
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Ituverava. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Ituverava
Onde Comer em Ituverava
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Ituverava. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Ituverava
Utilidades e Emergências em Ituverava
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Ituverava. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Ituverava

Foto:Marco Antonio Santos - Facebook



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Viajar está entre as melhores coisas do mundo! Conhecer novos lugares, culturas e costumes é revigorante. Hoje é o dia de Ituverava uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas Ipuã 25.9 km, São Joaquim da Barra 27.7 km, Aramina 28.3 km, São José da Bela Vista 31.8 km, Miguelópolis 31.8 km, Pedregulho 33.7 km, Igarapava 34.4 km, Cristais Paulista 37.9 km, Restinga 42.8 km, Nuporanga 43 km, Orlândia 43.1 km e Franca 44.1 km.

O que fazer em Ituverava - SP

Parque Recreio Municipal
Com 96.600 m2 o Parque Recreio “Balduino Nunes de Silva” foi inaugurado no final da década 70 e logo se tornou um grande atrativo de turistas para a cidade de Ituverava, sua concepção foi planejada para aproveitar suas belezas naturais. Aqui a Cachoeira Salto Belo é a atração principal, ela deu origem ao nome da cidade, em Tupi-guarani, Ituverava significa “Salto de Águas Brilhantes” ou Salto Belo.

O Parque Recreio é o lugar escolhido pelos Ituveravenses e turistas para seus momentos de lazer. Privilegiado pelas belezas naturais, o lugar está bem cuidado e uma excelente opção de passeio. Ideal para piqueniques, caminhadas ou simplesmente para relaxar em contato com natureza. A ponte pênsil que atravessa o rio merece uma visita.

Igreja de N. S. do Rosário
A Igreja foi fundada entre 1820 e 1840 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Reformada e restaurada em 1986, possui várias características da época de sua fundação e afrescos da via sacra em suas paredes. Construída pelos escravos no século passado, faz parte da história da cidade. A imagem da santa, esculpida em cedro policromado foi trazida de Minas Gerais pelos tropeiros que fundaram o povoado, bem antes da construção da Igreja, suas características lembram as “Madonas de Cedro” do escultor Aleijadinho.

Museu Histórico “Capitão Joaquim Ribeiro da Rocha”
O Museu: sendo este o único prédio juntamente com a Igreja de N. S. do Rosário e chafariz da praça que fica em frente ao museu e a igreja, representam a época da fundação da cidade, nada mais justo que o seu tombamento, que se deu em 1977, hoje ele abriga o Museu Histórico de Ituverava denominada “Capitão Joaquim Ribeiro da Rocha”. Seu interior mantém as características da época e uma exposição permanente com objetos que contam várias épocas da cidade. Em prédio anexo funciona a sala para exposições itinerantes e temporárias.

Igreja Matriz N. S. do Carmo
Em 26 de junho de 1.929 é inaugurada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, construída em estilo eclético Românico-Basílical, misturando as características da arquitetura Romana nos arcos das colunas e janelas, com o estilo Basílical com nave retangular. Sua torre, com campanário e relógio, é uma cópia quase exata da “Independence Hall” na Filadélfia – EUA, palco de importância histórica para os Americanos, local onde foi declarada a Independência dos Estados Unidos da América em 1776 .

A planta da Igreja foi trazida da Itália. A obra foi executada por Vicente Zenari, a decoração da Capela Mor pelo pintor Prof. Rodolpho Mossello, e a decoração da Nave foi feita pelo pintor paulista Orestes Colombari. Quanto à imagem de Nossa Senhora do Carmo que orna o templo, foi trazida de Nápoles, Itália, a pedido do Cônego Vitto Fabiane, por volta do ano de 1916.

Monumentos Religiosos
Destacam-se os painéis gigantes “Cristo no monte das Oliveiras”, “A mão do Batismo” e “Mãe Rainha Peregrina de Schoenstatt” retratados com perfeição pelo artista Lúcio Adalberto Lima Machado, obras que impressionam o turista pelo tamanho, beleza e fidelidade.

Praça 10 de Março
A Praça 10 de Março é o cartão de visita para o turista, localizada bem no centro da cidade, possui uma replica da Cachoeira Salto Belo, conserva o romantismo do coreto onde há apresentações de bandas e se destaca pela exuberância de sua iluminação a partir das luminárias em estilo colonial até o chafariz luminoso com espelho d´água onde está o busto em homenagem ao nadador Gustavo Borges, que viveu boa parte de sua vida na cidade. Por suas belezas e cuidados foi considerada umas das mais belas praças do país

Também há na Praça um grande espaço com arquibancada para shows e eventos, que foi dedicado em homenagem a Ivan Lins e Vitor Martins, sendo o primeiro cantor e compositor de renome nacional e internacional que recebeu título de cidadão ituveravense; e o segundo, Vitor Martins, compositor nascido em Ituverava e parceiro de Ivan Lins, ambos compuseram a música Minha Ituverava, considerada o hino da cidade.
No mesmo local se encontra a praça de alimentação que funciona todas as noites, mas aos finais de semana, fica lotada com crianças, jovens e adultos que aproveitam as noites quentes, para um passeio relaxante nesta tão adorada praça.

Represa
Com 300.000m2 de espelho d’água, em um bairro nobre, localizada dentro da cidade, a Represa tem um potencial enorme para realização de eventos capazes de atrair visitantes e turistas.

Aos finais de semana os munícipes utilizam o local para seu lazer com as seguintes atividades: náuticos com passeios de Lanchas, Jet-Ski e Caiaques; pesca; caminhadas, corridas e passeios de Bike no entorno do local; ou para se refrescar nas águas na represa.

Cristo e Santuário de N. S. da Aparecida
No alto da estação, próximo à linha férrea da Alta Mogiana, encontra o Cristo Redentor de Ituverava que está de braços abertos abençoando toda a cidade. Logo abaixo do Cristo, está sendo construído o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica da Basílica de Aparecida do Norte – SP. Crê-se que esta construção irá atrair muitos devotos e, portanto turistas, principalmente a época das comemorações do dia da Santa.

Eventos Indutores do Turismo
São vários os eventos que se destacam no município, dentre eles podemos citar: Ituverava Rodeio Show; EXPAM – Exposição Agropecuária da Alta Mogiana; Fervoo – encontro de aeronaves de pequeno porte e experimentais; Feira da Bondade – em comemoração ao aniversário da cidade; Encontro de Motociclistas e Carros Antigos; Festa da Padroeira; Travessia de Águas Abertas; Circuito de Mountain Bike; Competição de Corrida – Street Run e Trilhas de motos.

Todas as atrações turísticas da cidade são de graça

Outros Locais de Suporte ao Turismo

Secretaria da Cultura

• Centro Cultural;
• Biblioteca Municipal “Ademar Cassiano”;
• Acessa São Paulo;
• Teatro Municipal com 285 lugares e palco com boca de cena de 10 metros de frente;
• Projeto de Dança “Dança, Arte e Ação”;
• Salão para exposições temporárias e/ou permanente;
• Sala multiuso para reuniões e palestras;
• Dependências da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.

Ituverava Tênis Clube
Fundado em 1989, é um dos melhores clubes de campo da região. Conta com infraestrutura privilegiada, ideal para práticas esportivas e de lazer para toda a família com grande estrutura física, disposto em cinco alqueires. São oito quadras de tênis de saibro, conjunto aquático, pistas para caminhadas em meio à mata, academia de musculação, campos de futebol oficial, society e gateball, quadras poliesportivas de areia para vôlei e peteca, saunas, bares de apoio e playground. São dois salões sociais: o principal com 1,1 mil m2, totalmente climatizado e com capacidade para receber 2 mil pessoas; e salão externo com vista para a piscina com capacidade para 500 pessoas. Diversos shows e eventos são realizados no local, não se limitando apenas aos sócios.

História de Ituverava - SP

Em 1810, Fabiano Alves Freitas iniciou a derrubada das matas próximas ao Rio do Carmo, para formação de pastagens e cultivo da terra e, cinco anos depois, construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora do Carmo.

As festividades religiosas promovidas nessa capela, atrairam sertanistas que, junto a ela foram se estabelecendo. O povoado foi elevado, em 1847, à categoria de Distrito (freguesia) com o nome de Nossa Senhora do Carmo da Franca do Imperador, no Município de Franca.

Essa denominação perdurou até 1885, quando o Distrito passou à Município com o nome de Carmo de Franca.

A população local, no entanto desejava a mudança do nome para Carmo da Cascata, Contudo o Presidente do Estado de São Paulo deu ao Município, em 1899, o nome de Ituverava, topônimo de origem tupi-guarani que significa “cachoeira reluzente”, registrando, assim, a cascata do Rio do Carmo dentro do perímetro da cidade.

 

GENTÍLICO: ITUVERAVENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Carmo de Franca, por Lei no 09, de 18 de fevereiro de 1847, no Município de Franca.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Carmo de Franca, por Lei Provincial no 24, de 10 de março de 1885, desmembrado de Franca. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 07 de setembro de 1885.

Cidade por lei Municipal de 11 de junho de 1895.

Tomou a denominação de Ituverava por Lei Estadual nº 664, de 6 de setembro de 1899.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Ituverava se compunha do Distrito Sede.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o Município de Ituverava figura com 2 Distritos: Ituverava e Guará.

Lei Estadual no 2088, de dezembro , desmembra do Município Ituverava o Distrito de Guará.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Ituverava figura com 2 Distritos: Ituverava e Miguelópolis.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Ituverava compreende o único termo judiciário da comarca de Ituverava e se divide em 2 Distritos: Ituverava e Miguelópolis.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Ituverava é composto dos Distritos de Ituverava e Miguelópolis, e é termo da comarca de Ituverava, formada de 1 único termo Ituverava, termo este formado por 2 Municípios: Ituverava e Guará.

Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de dezembro de 1944, desmembra do Município de Ituverava o Distrito de Miguelópolis.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Ituverava ficou composto de 1 só Distrito, Ituverava e constitui o único termo judiciário da comarca de Ituverava, a qual é formada pelos Municípios de Ituverava, Guará e Miguelópolis.

Figura no quadro territorial fixado para 1949-1953, pela Lei nº 233, de 24-XII-1948, formado dos Distritos de Ituverava e São Benedito da Cachoeirinha, comarca de Ituverava, e no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-1953, para vigorar em 1954-1958, com os Distritos de Ituverava, Capivarí da Mata e São Benedito da Cachoeirinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960. Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído de 3 Distritos: Ituverava, Capivari da Mata e São Benedito da Cachoerinha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

 

ALTERAÇÕES TOPONÍMICAS MUNICIPAIS

Carmo de Franca para Ituverava, teve sua denominação alterada por força da Lei Estadual no 664, de 06 de setembro de 1899.

Fonte: IBGE - https://www.ituverava.sp.gov.br/

 


Sugestões Para Conhecer em Ituverava

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·