Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Itapura - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Itapura
Não sabe o que fazer em Itapura? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Itapura
Onde Ficar em Itapura
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Itapura. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Itapura
Onde Comer em Itapura
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Itapura. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Itapura
Utilidades e Emergências em Itapura
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Itapura. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Itapura

Foto:Prefeitura Municipal de Itapura



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

A Estância Turística de Itapura é uma cidade no interior de SP, pacata, tranquila, saudável, amigável, reerguida após o represamento de águas que abastecem as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira. Mas nem tudo desapareceu.

Itapura tem como vizinhas Três Lagoas 23.6 km, Castilho 24.8 km, Ilha Solteira 29.7 km, Andradina 29.9 km, Selvíria 32.3 km, Pereira Barreto 41.6 km e
Murutinga do Sul 46.6 km.

A população se orgulha de ter ainda em pé o Palácio de Dom Pedro, uma edificação histórica, cuja construção remonta a 1869 e era a residência do Comandante do Destacamento Naval. O município foi uma colônia militar construída nas proximidades do Salto de Itapura pelo governo imperial, na margem esquerda do Rio Tietê, próximo à foz do mesmo no Rio Paraná.

Após a Guerra do Paraguai, a Colônia Militar de Itapura deixou de ter tanta importância estratégica, além do que o acesso à mesma era de grande dificuldade, possível apenas pelo Tietê. Assim, acabou abandonado.

Em 1905 já havia apenas ruínas, conforme constatou uma comissão geográfica estadual que buscava as colônias de Itapura e de Avanhandava. Em 1910 ali chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, formando um povoado redor de sua estação. O trecho entre Araçatuba e Lussanvirade cerca de 80 km entre Lussanvira e Jupiá, logo teve seus trilhos removidos.

Com a inauguração da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e o enchimento do reservatório, a cidade de Itapura foi inundada, restando apenas algumas construções em terreno mais alto, incluindo as ruínas da antiga colônia militar. Uma nova cidade foi edificada.

História de Itapura - SP

Foi na confluência dos Rios Paraná e Tietê, que em 1858, nasceu a Colônia Militar de Itapura, ou seja, Estabelecimento Naval de Itapura, protegido pelos Saltos de Itapura (em tupi-guarani: ?salto das pedras?) e Urubupungá, hoje submersos pela represa de Jupiá.

Com o avanço da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a Colônia inaugurou em 1911 a Estação Itapura, onde efetuava a travessia do Rio Paraná, através do Ferry Boat, para ligação com a Estrada de Ferro que dirigia a Corumbá.

O povoado de Itapura, no Município de São José do Rio Preto, foi elevado a Distrito de Paz em 1909. Toda parte desse Distrito, situada à margem do Rio Tietê, foi incorporada ao Distrito de Paz de Penápolis pela Lei nº 1225, de 16 de outubro de 1910.

Em 1911, declina a importância do povoado com a mudança do local de pouso para Araçatuba e Lussanvira. Itapura foi incorporado ao Município de Monte Aprazível em 1924; passou-se a denominar-se Novo Oriente, e a sua sede foi transferida para a povoação deste último nome, sendo elevado a Município em 1938, com o nome de Pereira Barreto.

O Distrito de Itapura voltou a ser criado em 1959, com sede no antigo povoado e território desmembrado do Distrito de Bela Floresta.

O fechamento da Barragem de Jupiá fez com que mudassem a cidade de seu local original, para um ponto mais elevado onde encontra-se hoje instalada.

Gentilico: Itapurense

Fonte: https://www.itapura.sp.gov.br/ https://www.guiadoturismobrasil.com/

 


Sugestões Para Conhecer em Itapura

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·