Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Itaporanga - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Itaporanga
Não sabe o que fazer em Itaporanga? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Itaporanga
Onde Ficar em Itaporanga
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Itaporanga. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Itaporanga
Onde Comer em Itaporanga
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Itaporanga. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Itaporanga
Utilidades e Emergências em Itaporanga
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Itaporanga. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Itaporanga

Foto:Prefeitura Municipal de Itaporanga



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Pensando em Viajar? Conhecer novas cidades e culturas é uma experiência incrível e o Refúgios no Interior é o jeito fácil de encontrar onde visitar, comer e hospedar em um único lugar. Hoje é o dia de Itaporanga uma cidade no interior de SP e tem como vizinhas Barão de Antonina 12.2 km, São Pedro 13.2 km, Riversul 15.2 km, Salto do Itararé 18.7 km, São José da Boa Vista 27.8 km,  Taguaí 31.1 km, Fartura 35.9 km e Siqueira Campos 36.6 km.

O Que Fazer em Itaporanga - SP

ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges alemães, assim como a fabricação de tijolos para a obra, confeccionados na olaria do Bairro Mosteirinho
Itaporanga, a Pedra Bonita

Fundada em 21 de agosto de 1845, Itaporanga teve sua história e desenvolvimento voltados à agropecuária. Hoje, com a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico), a cidade passa a explorar suas riquezas naturais, culturais e religiosas, atraindo turistas de todos os lugares para a Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, suas capelas e grutas, tradições indígenas da aldeia Tekoá Porã, a bela Represa de Chavantes que banha os bairros São Sebastião, Santo Antônio, São Cristóvão e Remédio, e o Morro do Defunto e seus paredões de pedra e cavernas.

A história de Itaporanga está ligada à figura do Barão de Antonina, João da Silva Machado, senhor de extensas sesmarias no norte do Paraná e sul de São Paulo. A ocupação de suas terras foi marcada pelo trabalho de catequização dos índios caingangues que as habitavam. Para esta tarefa, solicitou a presença de padres capuchinhos vindos da Itália com a intervenção de dom Pedro II, em 1843.

Ao Frei Pacífico de Montefalco, coube à zona do Rio Verde, área demarcada pela confluência dos rios Verde e Itararé. Em 21 de agosto de 1845, o frei fundou o núcleo populacional do qual nasceria o município de Itaporanga, erguendo uma capela e uma casa rústica no meio da mata.

O antigo povoado, chamado "São João Batista do Rio Verde", foi elevado a freguesia do município de Itapeva (município este então conhecido como "Faxina") em 5 de março de 1855 e, em 6 de março de 1871, foi elevado a vila, separando-se de Itapeva. Foi elevado a cidade em 11 de junho de 1898. Em 21 de junho de 1899, o nome do município foi alterado de "São João Batista do Rio Verde" para "Itaporanga", termo de origem tupi que significa "pedra bonita", através da junção dos termos itá (pedra) e porang (bonito).

No município de Itaporanga, é localizado o 3º maior mosteiro brasileiro, fundado por alemães no período pós-segunda guerra. A Abadia Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz é tão substancial que a lenda reza ter um tamanho subterrâneo semelhante ao seu espaço físico visível.

ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ

O Mosteiro de Itaporanga foi fundado em 05 de agosto de 1936 por Dom Atanásio Merkle, vindo com alguns membros do Mosteiro de Himmerod, da Alemanha.

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges, que também fabricaram os tijolos na olaria do Bairro Mosteirinho. A ala frontal do Mosteiro foi inaugurada em 20 de agosto de 1943.

Referente à construção da Igreja Abacial e Paroquial de São João Batista, a pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959, com a presença do. Bispo Diocesano D. José Carlos de Aguirre.

Atualmente, a comunidade está sob a direção de seu terceiro abade, Abade Dom Celso Lourenço de Oliveira, e conta com 26 membros, que se ocupam do ritmo litúrgico da vida monástica, das atividades internas de manutenção da casa e também atendendo a trabalhos pastorais, como direção espiritual, confissão, retiros, etc. e assumem quatro paróquias da Diocese, vinculadas ao Mosteiro.

Acolhimento de hóspedes

A hospedaria do Mosteiro está à disposição dos que desejam desfrutar de seu clima de recolhimento. O período de hospedagem deve ser previamente combinado: Av. Santa Cruz, 249 – Caixa Postal 21, Cep. 18.480-000, Itaporanga – SP, Tel/ Fax – (15) 3565-1245, e-mail: abadiascruz@ig.com.br, site – www.abadiaitaporanga.org.br

BOSQUE E CEMITÉRIO DOS PADRES
Localizados no complexo da Abadia, o lugar é todo preparado e cercado de arvores nobres, apropriado para a meditação, leitura e até um piquenique com as crianças. Esse lindo bosque tem caminhos e trilhas que levam a salas ao ar livre cercadas por flores, uma linda gruta de pedra para orações e um presépio em meio à natureza.

REPRESA DE XAVANTES - BAIRRO SÃO SEBASTIÃO
A Usina Hidrelétrica de Chavantes, localizada no Rio Paranapanema, a 3 km da foz do Rio Itararé, tem seu reservatório ocupando uma área aproximadamente 400 km2 , com capacidade de armazenamento de 9,4 bilhões de m3. O represamento das águas pela Usina Hidrelétrica de Chavantes deu origem a um grande lago, de singular beleza natural

ALDEIA INDÍGENA TEKOA PORÃ
A aldeia Tekoa Porã (Solo Sagrado em tupi), formada por indígenas de origem tupi-guarani, foi criada em 1 de maio de 2006 e conta com 13 famílias, somando 43 índios sob o comando do Cacique Darã. A Aldeia atualmente está aberta a visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais da cultura e vivência dos índios.

MORRO DO DEFUNTO EM ITAPORANGA/SP
O Morro do Defunto foi nomeado assim devido ao seu formato. Visto da cidade, tem a forma de um homem deitado. O Morro está localizado na zona rural do município, entre os Bairros Santo Antônio e São Sebastião, com a presença de represa, trilhas, grutas e cavernas.

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL
Itaporanga possui uma grande capacidade e potencial para o Turismo Rural ou Agroturismo, por ser rodeada de belas fazendas, sítios e chácaras que permitem um contato direto e genuíno com a natureza, agricultura, tradições locais e culinária, com uma hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

ATRATIVOS NATURAIS
Itaporanga possui vários recursos turísticos naturais, locais que ainda não oferecem uma infraestrutura para receber turistas, mas que possuem considerável potencial. Banhado pela represa de Xavantes, e com um visual sem igual, Itaporanga possui em suas terras, além do morro do Defunto, que pode ser visto de qualquer lugar da cidade

Projeto Angra Doce
SOBRE O ANGRA DOCE O Projeto de Lei nº. 3031/2015, do Deputado Federal Capitão Augusto, busca instituir a região de Angra Doce como Área Especial de Interesse Turístico, composta por vários municípios dos Estados de São Paulo e Paraná, como Chavantes, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Ourinhos, Salto do Itararé, Tamburi

História de Itaporanga - SP

José da Silva Machado, o Barão de Antonina, obteve em 1843, por intermédio do Imperador D. Pedro II, a vinda de frades Capuchinhos da Itália. Para catequização dos índios e colonização de suas sesmaria, entre elas a do Rio Negro, no Paraná e a do Rio Verde, ao sul de São Paulo.

A colonização da região do Rio Verde foi entregue ao Frei Pacífico de Monte Falco que, em 1845, fundou uma pequena povoação então denominada São João Batista do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada ao Santo de igual nome. Novos povoadores vieram residir nesse núcleo, promovendo um rápido desenvolvimento e assim, em 1855, foi criada a freguesia e, em 1871, o Município, alterando, neste ato, a denominação para Itaporanga. 

O topônimo, de origem indígena, significa “ pedra bela,” e foi escolhido devido à existência de muitas pedras ao longo do Rio Verde, que banha o Município. 

Gentílico: itaporanguense 

Formação Administrativa 

Freguesia criada com a denominação de São João Batista, por lei provincial no 1, de 05-03¬1855, subordinado ao município de Faxina. Elevado a categoria de vila com a denominação de São João Bastita do Rio Verde, por lei provincial no 7, de 06-03-1871, desmembrado de Faxina. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-01-1873. 
Pela lei estadual n 288 de 07-07-1894, é criado distrito de Ribeirão Vermelho e anexado a vila de São João Batista do Rio Verde. Elevado à categoria cidade, pela municipal nº 15, de 11-06-1898. Pela lei estadual nº 620, de 21-06-1899, o município de São João Batista do Rio Verde passou a denominar-se Itaporanga. Pela lei nº 1239, de 23-12-1910, é criado o distrito de Coronel Macedo e anexado ao município de Itaporanga. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Itaporanga é constituído de 4 distritos: Itaporanga, Ribeirão Vermelho, Taquari e Coronel Macedo. Pela lei estadual no 1984, de 12-11-1924, desmembra do município de Itaporanga o distrito de Ribeirão Vermelho. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual no 2097, de 24-12-1925, desmembra do município de Itaporanga o distrito de Taquari.

Elevado á categoria de município. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de2 distritos: Itaporanga e Coronel Macedo. Pelo Decreto-lei estadual no 6448, de 21-05-1934, o município de Ribeirão Vermelho é extinto, sendo seu território anexado ao município de Itaporanga. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 3 distritos: Itaporanga, Coronel Macedo e Ribeirão Vermelho. No quadro fixado para vigorar no período de 939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Itaporanga, Coronel Macedo e Ribeirão Vermelho. 

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, é criado o distrito de Barão de Antonina e anexado ao município de Itaporanga. Sob o mesmo decreto o distrito de Ribeirão Vermelho passou a denominar-se Ribeirão Vermelho do Sul. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Itaporanga, Barão de Antonina, Coronel Macedo e Ribeirão Vermelho do Sul ex-Ribeirão Vermelho. Pela lei estadual no 2456, de 30-12-1953, desmembra do município de Itaporanga o distrito de Ribeirão Vermelho do Sul. Elevado á categoria de município. Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município é constituído 3 distritos: Itaporanga, Barão de Antonina e Coronel Macedo. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1960. 
Pela lei estadual no 8092, de 28-02-1964, desmembra do município de Itaporanga os distritos de Coronel Macedo e Barão de Antonina. Elevados à categoria de município. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município de é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001. 

Alteração toponímica municipal 
São João Batista do Rio Verde para Itaporanga teve sua denominação alterado, por força da lei estadual nº 620, de 21-06-1898. 

Fonte: https://www.itaporanga.sp.gov.br/

 

 

 


Sugestões Para Conhecer em Itaporanga

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!


Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·