Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só confirmar o e-mail enviado para você e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Ilhabela

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Ilhabela
Não sabe o que fazer em Ilhabela? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Onde Ficar em Ilhabela
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Ilhabela. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Onde Comer em Ilhabela
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Ilhabela. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS OPÇÕES
Utilidades e Emergências em Ilhabela
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Ilhabela. CLIQUE AQUI E CONFIRA OS ENDEREÇOS E TELEFONES
Ilhabela

Foto:Carpe Mundi

CONHEÇA ILHABELA

Ilhabela é um arquipélago que, como o próprio nome diz, é formado por belas ilhas. É um destino completo para as férias: são mais de 40 praias – entre elas, umas das dez mais bonitas do Brasil – mais de 300 cachoeiras, trilhas, mirantes com um visual de tirar o fôlego, cenários inesquecíveis para mergulho, águas propícias para a prática esportes e um centrinho charmoso que garante o agito noturno.

Municípios Próximos

São Sebastião: 5.8 km  

Caraguatatuba: 18.2 km              

Ubatuba: 47.4 km          

História

O primeiro registro europeu na história de Ilhabela foi datado em 20 de Janeiro de 1502, quando uma expedição portuguesa contando com Américo Vespúcio encontrou e identificou o arquipelago. Deu o nome de Ilha de São Sebastião por conta do santo do dia da descoberta. Evidências de povoamento, porém, são bem mais antigos, cerca de 2,5 mil anos antes dos europeus como “contam” sítios arqueológicos.

Os primeiros moradores do local viviam da pesca e da coleta, e alguns dominavam a cerâmica. Séculos mais tarde, registros dão a entender que os índios que povoavam o litoral norte de São Paulo antes da chegada dos europeus não ocupavam diretamente a ilha, mas estavam sempre por aqui. Tanto que muitos locais da cidade têm nomes de origem tupi, como Pacoíba, Baepí, Jabaquara, Perequê, Itaquanduba, Itaguaçu, dentre muitas outras.

O povoamento pelos europeus começou no início do século XVII, mais precisamente em 1608, quando Diogo Unhote e João de Abreu vieram de Santos trazendo as famílias para desenvolverem atividades agrícolas nas terras que haviam recebido por concessão do Capitão-Mor da Capitania de São Vicente.

No final do século seguinte, o Padre Manoel Gomes Pereira Marzagão construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso. Dali formou-se um povoado com cerca de 3 mil pessoas que, por conta da ação do Capitão-Mor Julião de Moura Negrão para atender interesses políticos e econômicos dos importantes senhores de engenho da ilha, emancipou-se da Vila de São Sebastião da Terra Firme. O decreto é de 3 de setembro de 1805 e foi assinado pelo Capitão General da Capitania de São Paulo, Antônio José de Franca e Horta.

Por indicação do próprio Franca e Horta, a nova vila seria denominada Villa Bela da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira, a Infanta Dona Maria Teresa Francisca, filha mais velha de D. João VI e D. Carlota Joaquina, irmã de D. Pedro I. A história de Ilhabela conta que a Villa Bela da Princesa foi oficialmente instalada à 23 de janeiro de 1806.

Em maio de 1934, por conta de uma grave crise econômica, a vila perdeu a condição de emancipada e foi incorporada ao Município de São Sebastião. Naquele mesmo ano, em dezembro, foi novamente elevada a município.

Em 1939, por imposição do governo de Getúlio Vargas, passou a ser chamada de Formosa. Inconformados, os moradores iniciaram um movimento popular contra o novo nome até que em 30 de novembro de 1944 o governo estadual baixou decreto mudando novamente o nome. A partir de 1º de janeiro de 1945 passou a se chamar Ilhabela.

O que fazer em Ilhabela

PRAIAS

Opções para curtir um dia de sol são o que não faltam em Ilhabela. Dentre as mais de 40 praias, você pode escolher as mais badaladas, de fácil acesso ou aquelas desertas que só podem ser alcançadas através de trilha.

VILA DE ILHABELA

A Vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela, une o antigo ao moderno. Ali estão charmosas casas e construções coloniais que contam a história da ilha, e também diversas lojas e muitas opções de gastronomia, como cafés, sorveterias, bares e restaurantes. É nessa região que fica o píer, onde desembarcam turistas de navios transatlânticos para aproveitar a ilha.

MERGULHO

O mar de Ilhabela é considerado um dos melhores do país para a prática do mergulho. Além de ver de perto a vida marinha, nas profundezas do oceano estão escondidas dezenas de embarcações naufragadas que fazem da ilha o maior cemitério de navios da costa brasileira.

Você pode levar seu snorkel e mergulhar por conta em locais como a Praia do Julião e a Ilha das Cabras, ou desfrutar da experiência completa contratando passeios em uma das diversas agências de mergulho.

CACHOEIRA

Ilhabela é um paraíso para quem gosta de relaxar em uma cachoeira. Na falta de uma, a região abriga 365 quedas d’água! A Cachoeira dos Três Tombos é a de mais fácil acesso. Já a Cachoeira do Gato requer um pouco mais de esforço, mas recompensa com seus 40 metros de altura. Renove as energias com um delicioso banho de cachoeira em Ilhabela!

TRILHAS

Ilhabela é um prato cheio para quem gosta de desbravar a natureza. A ilha tem mais de 20 trilhas em meio a Mata Atlântica e cada uma tem a sua recompensa no final. Boa parte das trilhas encontram-se no caminho para as praias e cachoeiras.

Para os aventureiros, vale a pena explorar o Pico do Baepi, uma trilha que leva cerca de 5 horas de caminhada entre ida e volta, mas que tem um visual deslumbrante de seu cume aos 1.048 metros de altitude.

PASSEIOS DE BARCO

Os passeios de barco e escuna são uma ótima alternativa para conhecer as belas e desertas praias de Ilhabela. Os roteiros das agências costumam incluir a Praia de Castelhanos, Praia da Fome, Praia do Jabaquara, Praia do Bonete, além das cachoeiras.

PASSEIOS DE JIPE 

Outro passeio bem famoso na ilha são os passeios de jipe que desbravam as estradas até praias paradisíacas e cachoeiras escondidas. O carro-chefe é para a Praia dos Castelhanos, que segue por uma estrada de terra dentro do Parque Estadual de Ilhabela. O percurso de 18 km dura cerca de uma hora, com paradas em mirantes e cachoeiras para contemplação.

ESPORTES

Seja no mar ou na areia, aproveite o cenário deslumbrante de Ilhabela para mexer o corpo. As águas e os bons ventos são um convite para você pegar sua prancha ou alugar uma canoa e curtir. As condições aquáticas são propícias para o kite surf, wind surf, canoa havaiana, stand up paddle e caiaque.

Já em terra firme, além de uma partida de vôlei na areia, você pode pegar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia ou se aventurar nos passeios de mountain bike pelas trilhas da ilha.

Em Ilhabela existem diversas agências de turismo que oferecem os passeios de barco, jeep e mergulho. Procure a mais próxima da sua hospedagem e agende a sua aventura!

Para conhecer mais sobre os pontos turísticos da cidade acesse a área “Onde Visitar” nos Refúgios em Ilhabela!

Fonte: viajali.com.br/ilhabelaconvention.com.br/cidade-brasil.com.br
Créditos Imagem: Carpe Mundi

Sugestões Para Conhecer em Ilhabela

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes. Faça Agora o seu Roteiro... Programe-se!

DPNY Beach Hotel e Spa Ilhabela

DPNY Beach Hotel e Spa Ilhabela

Eleito o Melhor Hotel de Praia da América do Sul por Condé Nast, o DPNY Beach Hotel recebe celebridades como Gisele Bündchen e muitos outros. Uma combinação perfeita de instalações luxuosas, Spa, Alta Gastronomia, Estrutura de Praia, Parque Particular, em um surpreendente cenário pé na areia.

Conhecer
Cachoeira Do Bananal - Ilhabela

Cachoeira Do Bananal - Ilhabela

A Cachoeira do Bananal é uma das poucas cachoeiras em Ilhabela, São Paulo, que possui uma bela vista para o canal de São Sebastião.

Conhecer
Cachoeira da Água Branca - Ilhabela

Cachoeira da Água Branca - Ilhabela

A Cachoeira da Água Branca é a maior cachoeira de Ilhabela, com 65 metros, formando cinco poços de águas clarinhas e perfeitos para banhos. Antigamente a imensa queda d’água já moveu a turbina da antiga usina hidrelétrica que gerava toda a energia da Ilha.

Conhecer

Otimize Sua Experiência No Refúgios

Nosso objetivo é que você encontre ONDE COMER, ONDE FICAR e ONDE CONHECER em poucos cliques e em um único site.

Você poderá conhecer a cidade e seus principais Refúgios. Ex: Clique Aqui

Se for visitar uma cidade e desejar conhecer as cidades vizinhas, você pode escolher seus lugares por região, após escolher mostraremos os lugares por categorias. Confira o exemplo

Após criar um login e senha, você poderá marcar seus lugares favoritos que deseja visitar e acessar sempre que desejar.

E olha que incrível! Você poderá criar seu Roteiro de Viagem e selecionar os lugares que pretende visitar com o carrinho. Crie seu Roteiro Agora!

Após realizar sua viagem você poderá fazer upload de suas fotos preferidas, comentar o que achou de cada lugar e dar sua nota. E o melhor, você poderá indicar o roteiro que você fez para seus amigos e ainda, compartilhar sua experiência nas redes sociais. Confira como está ficando o meu Roteiro Gastronômico.

DESEJAMOS UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E BOA VIAGEM!

Copyrights © 2020 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 94543-2136 ·