Login/Cadastrar



Olá bem vindo ao Refúgio! Para favoritar lugares, comentar, programar viagens, criar roteiros e muito mais... Primeiramente, você precisa CRIAR um usuário e escolher por onde deseja logar, se é através de senha do site ou através do google / facebook (sem senha). Depois é só CONFIRMAR O E-MAIL enviado para você para liberar o acesso e logar da forma preferida. Boa viagem!!!

Conheça Bálsamo - SP

Comece agora a programar sua viagem!

Onde Visitar em Bálsamo
Não sabe o que fazer em Bálsamo? Selecionamos os melhores pontos turísticos para você e sua família conhecer e aproveitar a cidade. Cachoeiras, Trilhas, Praias, Parques, Shoppings, Teatros e muito mais... Clique Aqui e Saiba o Que Fazer em Bálsamo
Onde Ficar em Bálsamo
Desejamos que você tenha a melhor experiência na sua hospedagem em Bálsamo. Escolha aqui seu hotel, resort, spa, pousada, hostel ou camping no Interior de SP. Clique Aqui e Saiba Onde Ficar em Bálsamo
Onde Comer em Bálsamo
Sabemos que a maioria dos hotéis servem apenas o café da manhã, pensando nisso selecionamos os melhores restaurantes em em Bálsamo. Escolha os melhores restaurantes, pizzarias e bares no interior de SP e Capital. Clique Aqui e Saiba Onde Comer em Bálsamo
Utilidades e Emergências em Bálsamo
Um dos pontos a serem levados em conta ao planeJar uma viagem, são os endereços emergenciais, afinal nunca sabemos o que se pode acontecer. O Refúgio preparou uma lista dos principais endereços que você terá em um clique em caso de emergência em uma viagem. em Bálsamo. Clique Aqui e Confira Endereços e Telefones
Bálsamo

Foto:https://www.memorialdosmunicipios.com.br/



Comece a Programar sua Próxima Viagem para a Capital, Litoral ou Interior de SP !

Bálsamo é uma cidade no Interior de SP, conhecida como cidade das Palmeiras, tem como vizinhas Cristais Paulista, Claraval e Franca.

História de Bálsamo - SP

O município de Bálsamo foi fundado em 17 de novembro de 1920, porém, seu nome não se deve ao aroma agradável de algumas plantas, como sugere o dicionário. Na verdade, seu nome se deve ao Córrego do Bálsamo, riacho assim intitulado devido à grande quantidade de pés de bálsamo existentes em sua margem. Este pé é mais conhecido como cabreúva, árvore de madeira de lei, muito abundante à época e praticamente extinto da região nos dias de hoje.

As terras pertenciam a Lourença Diogo Ayala e seus filhos, Pedro e Salustiano. Vizinho a eles, o engenheiro José Portugal Freixo, dono de milhares de alqueires de terra na região, pediu a seu sobrinho, Cândido Brasil Estrela, que demarcasse as áreas da fazenda Bálsamo, recentemente comprada pelos irmãos Ayala. Cândido pediu, então, a doação de parte da margem esquerda da cabeceira do córrego para a formação de um patrimônio, o que foi aceito. Uma estrada foi aberta, então, cortando as terras, com o apoio de Feliciano Sales Cunha, e, no na década de 20, uma garagem foi construída ali.

Em 17 de novembro de 1920, teve início o povoado “Nova Paz de Bálsamo”, após a doação de uma capela, pela família Ayala, além de outras substanciais contribuições, chamado, em pouco tempo, simplesmente “Garage”, para então, ser nomeada Bálsamo.

Rapidamente o povoado cresceu, devido ao avanço das lavouras de café e a fundação de Mirassol, na década de 10. Em pouco tempo cresceram o número de casas de alvenaria e o comércio local. Em março de 1923 instalou-se o Distrito Policial.

Os pioneiros eram mineiros, mas a eles se juntaram italianos, portugueses nordestinos e, sobretudo, espanhóis, que eram em maior número e se dedicaram mais ao comércio.

Na década de 50 chegou a Estrada de Ferro, trazendo modernidade e facilitando o transporte do país. Na década de 60 a rodovia foi asfaltada.

Apesar de sua formação agrícola, atualmente a cidade é movimentada pelo comércio e pela prestação de serviços.

Bálsamo também é conhecida como “Cidade das Palmeiras”, porém poucos sabem por quê.

Os jardins públicos da cidade foram planejados e construídos na gestão do então vice-prefeito Yolando Vidigal, no final da década de 30. Yolando, que era, além de dentista, fazendeiro e industrial, trocou o Rio de Janeiro por Bálsamo, em 1922, e, por conta dos jardins, decidiu trazer de lá algumas mudas de Palmeiras Imperiais, muito comuns por lá. Devido a seu tamanho e belezas marcantes, conforme cresciam em redor da praça chamavam a atenção dos moradores, que apelidaram, carinhosamente, o município de “Cidade das Palmeiras”. Hoje, elas podem ser encontradas por toda a cidade, deixando a paisagem mais bonita e agradável.

PARÓQUIA OCTOGENÁRIA
Conheça a história e os números da Paróquia Nossa Senhora da Paz, hoje Santuário, que completou 80 anos.

Em 1923, Bálsamo ainda não contava com luz elétrica. Nenhum médico morava por aqui, e não havia escola na cidade ou na zona rural. Uma das poucas conquistas do povoado era a recente instalação da primeira máquina de benefício de arroz e café. Foi neste cenário que quatro moradores se uniram para construir a primeira capela, no mesmo espaço onde hoje existe a Igreja Matriz. Eram eles: Pedro Navarro, Vicente Alves Vieira, Yolando Vidigal Soares e Floriano Peixoto.  O projeto da obra era do senhor Cândido Brasil Estrela, fundador do município,e o pedreiro Antônio Fernandes ficou encarregado dos trabalhos. A imagem de Nossa Senhora da Paz, trazida para a capelinha, foi doada por dona Lourença Diogo Ayala, também doadora das terras do município. A Santa era a Padroeira da cidade, onde dona Lourença nasceu, na Espanha. Apenas quase dez anos depois da construção da capela, no dia 1º de janeiro de 1933, no entanto, é que foi criada oficialmente a Paróquia de Nossa Senhora da Paz, através de um Decreto de Dom Lafayette Libânio, então bispo de São José Rio Preto. Na mesma ocasião, o padre Manoel Ciríaco de Vale Oliveira, ficou responsável pelos trabalhos da igreja na cidade.

A IGREJA MATRIZ
Em 1937, com o aumento da população e do número de fiéis, a capelinha foi demolida para dar lugar ao prédio da Igreja Matriz. A comissão responsável pelas obras era formada pelos senhores Joaquim Silvio Nogueira, Lúcio Vaccari, Alexandre Piva e pelo padre Izidoro Cordeiro Paranhos, que substituiu Manoel. O projeto foi elaborado por um engenheiro de Jaboticabal, conhecido como Faroh. E o pedreiro contratado foi Eutrópio Ornelas, que já havia trabalhado na Igreja Matriz de Mirassol. Entre os voluntários da construção estava o próprio padre Paranhos, que participava inclusive das tarefas mais pesadas, como descarregar os caminhões de pedra. O templo ficou tão bonito que, em uma das missas que aqui veio celebrar, o bispo Dom Lafayette afirmou que o lugar era um verdadeiro santuário. Os balsamenses ficaram tão felizes com o elogio que decidiram até fazer uma placa com os dizeres do bispo. Mas o título de Santuário Nossa Senhora da Paz, só foi reconhecido oficialmente décadas depois, em dezembro de 2003, na ocasião da reinauguração da Igreja Matriz, após um período de quase cinco anos fechada para reforma. Praticamente tudo foi trocado: piso, telhado, forro, bancos, altar etc. Outra obra importante para os católicos, o Centro de Catequese, está em fase de acabamento. A expectativa é que o primeiro andar, onde ficam as seis salas de aula, logo seja inaugurado. O salão de festas no fundo da construção terá capacidade para 500 pessoas. A Igreja Matriz possui 208 lugares. A comunidade católica de Bálsamo mantém cinco pastorais (da Criança, da Pessoa Idosa, da Liturgia, da Acolhida e do Dízimo), quatro corais e dois grupos, dos acólitos (coroinhas) e de jovens (Jovens Unidos Amigos em Cristo, o JUAC). Há dois conselhos, o Pastoral Paroquial e o de Assuntos Econômicos. E também cinco capelas espalhadas pela cidade: de Nossa Senhora Aparecida, de São Benedito, de São João Batista, de São Geraldo e de São Tiago (essa última fica no Cemitério Municipal).
Texto: Autoria do Jornalista Bruno Xavier.

Fonte: balsamo.sp.gov.b


Sugestões Para Conhecer em Bálsamo

No Refúgios do Interior você encontra os principais pontos turísticos do Estado de São Paulo. Faça Agora o seu Roteiro, inclua restaurantes preferidos, lugares que deseja conhecer e aproveite para fazer sua reserva na sua hospedagem preferida através do nosso site (parceiro booking). Desejamos boa viagem!

Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Buscando a interação do homem com a natureza, o charmoso Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo, interior de São Paulo, oferece a seus hospedes conforto, qualidade e contato direto com a natureza!

Conhecer
Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Buscando a interação do homem com a natureza, o charmoso Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo, interior de São Paulo, oferece a seus hospedes conforto, qualidade e contato direto com a natureza!

Conhecer
Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo

Buscando a interação do homem com a natureza, o charmoso Eco SPA Ecológico Cachoeira do Miltão em Bálsamo, interior de São Paulo, oferece a seus hospedes conforto, qualidade e contato direto com a natureza!

Conhecer

Copyrights © 2020 - 2024 Canvas: Elis Salles
+55 (11) 99939-2431 ·